Total de visualizações de página

sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Professor é uma profissão do passado, do presente e do futuro", afirma Lelé Guerra em artigo

Em texto, a professora do ensino fundamental e pedagoga reflete sobre a atividade de professor
Lelé Guerra*

Minhas primeiras alunas foram as bonecas. Acomodadas no chão do meu quarto, ajudaram-me através da fantasia a descobrir uma vocação, que em pouco tempo foi consolidada. Depois delas, meu irmão menor e uma prima também foram meus alunos de faz de conta. Hoje, olho para trás e penso nas crianças que passaram pelas minhas mãos, e ainda passam, com suas individualidades, inseguranças, medos, dificuldades, alegria, afetos.

Profissionalmente, estou há mais de 30 anos nessa caminhada e, apesar de todas as dificuldades, faria o retorno ali adiante e recomeçaria sem pestanejar. Essa missão se resume numa única frase: Amar aquilo que se faz. Isso compensa tudo. A desvalorização profissional, a rotina estressante, os baixos salários... Sem falar nas nossas crianças e jovens que estão inseridos num mundo que vai, obrigatoriamente, muito além do quadro-negro, exigindo dos seus professores constante capacitação.

Pensando nessas questões, foi com imensa alegria que li na Zero Hora do dia 9 de janeiro a reportagem sobre três meninas que sonham com um projeto de vida comum: ser professoras. Nathália, Tainá e Jéssica querem cursar Pedagogia, apesar de as famílias e amigos as alertarem das agruras da profissão. Mas algo me chamou a atenção. Todas elas ostentavam um sorriso. Apesar de não conhecê-las, já estou na torcida para que passem no vestibular.

Tem-se ouvido falar sobre a extinção do professor. Não creio. Apesar de tudo, todas as profissões precisam passar pelas suas mãos. Podemos ter as melhores máquinas à nossa disposição, mas nada substitui o olhar atento, a fala que acolhe, a interferência oportuna do professor. A história da humanidade conta com pensadores, pesquisadores, filósofos, que foram essenciais na difusão do conhecimento. Foram grandes mestres. Professor, portanto, é uma profissão do passado, do presente e do futuro.

E, apesar da pouca procura por cursos voltados à docência, a determinação e o sorriso dessas três meninas me fazem acreditar que daqui a algum tempo elas perceberão o quanto suas palavras, seu exemplo e sua dedicação serão decisivos nas escolhas de seus alunos. E é justamente isso que faz a nossa missão tão apaixonante!

*Professora do Ensino Fundamental, pedagoga multimeios, escritora
ZERO HORA

2 comentários:

  1. ..."Amar aquilo que se faz....", aí está o segredo de qualquer profissão. Apesar do momento em que vive o Profissional da Educação, de todos se acharem no direito de palpitar sobre, dos amigos da escola, da pouca valorização ou nenhuma, mesmo assim, vale a pena,quem está inserido nesse meio e ama o que faz, sabe do que falo. Existem profissionais e profissionais, em qualquer área.

    ResponderExcluir