A beterraba tem um consumo considerável em nosso país. Normalmente, ela é consumida cozida, e muitas vezes é feita cozida junto com o feijão, mas também é muito consumida ralada em saladas e até mesmo em sopas.
É um alimento riquíssimo em propriedades tanto medicinais quanto nutricionais, sendo capaz de resgatar fontes de energia.
Por esse motivo, é indicada em pessoas que estão se recuperando de qualquer tipo de doença.
Algumas propriedades
A beterraba é fonte de muitos nutrientes. É rica em vitaminas, como a A, C e do complexo B. Apresenta altos índices de fósforo, magnésio, zinco e potássio.
Tem baixo teor de ferro, mas por ter fácil aceitação no organismo, é indicada em problemas de baço e fígado, além de ser ótima em tratamento de anemias.
Curiosidades
Pra quem sofre de problemas gastro-intestinais, como a prisão de ventre, pode encontrar no consumo da beterraba uma possível solução. Tudo isso deve-se porque possui pectina, que nada mais é que um laxante.
Já para quem tem tendências a ter problemas cardíacos, a beterraba é uma boa medida preventiva.
A raiz também é proveitosa por ser rica em sais minerais. A maior quantidade dos sais está localizada nas folhas, que você pode consumir sem contra indicações.
Beterraba e seu poder medicinal
Para as mulheres grávidas, a beterraba é sempre indicada. Com alto nível de ácido fólico, é capaz de prevenir a má formação do bebê, além de tornar mais forte o sistema imunológico do mesmo.
Muita gente não sabe, mas este alimento apresenta grande potencialidade no tratamento de determinadas doenças: problemas na vesícula, no fígado, pulmão, próstata, pedras nos rins e até mesmo problemas de origens sexuais.
E os tratamentos não param por aí… É muito indicada em tratamento de artrite, no controle da pressão arterial e fortalece os músculos por ter muito potássio e manganês. É um alimento diurético e com alto poder revitalizante.
Dicas de consumo
Uma ótima opção de consumo, além de saladas é o suco de beterraba. Muito indicado em tratamentos de reumatismo e artrite, pode ser consumido puro, ou misturado com demais alimentos, como limão, laranja e cenoura, por exemplo e ainda atua diretamente no sistema imunológico do nosso corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário