Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Bebidas refrescantes que ajudam a eliminar as toxinas do organismo

 

 

 

 

Sucos detox: receitas para desinchar

Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, os sucos desintoxicantes melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo. A nutricionista Andréa Uzeda da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, explica que “as frutas, verduras e outras substâncias utilizadas nesses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde”.

Você também pode combinar seus ingredientes favoritos no suco detox, basta saber direitinho qual é a função de cada um para personalizar sua receita. Veja 7 receitas de sucos detox das nutricionistas consultados pelo Bolsa de Mulher:

Suco detox de cenoura com maçã 

 

Ingredientes

  • 1/2 cenoura
  • 1 maçã
  • 1/2 pepino
  • 1 colher de sopa de Chia
  • 200 ml de água de coco
  • 1 folha de couve
  • Hortelã a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.

Suco desintoxicante e digestivo

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
  • 1 cenoura
  • 1 xícara (chá) de talos de erva doce
  • 1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Suco desintoxicante “queima-pneu”

Ingredientes

  • 1 ameixa-preta seca
  • 2 fatias de abacaxi
  • 3 folhas de hortelã
  • 1 copo (200 ml) de água de coco
  • 1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Modo de fazer

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

Tapioca emagrece? Médica explica como usá-la para perder peso

A tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.

Benefícios da tapioca

O endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, explica que a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.
No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. "Sugiro comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo", diz.

Recheio da tapioca

 Outra dica na hora de preparar a tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. "Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos", explica.

A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. "A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas", afirma.
Já os ingredientes que levam muitos corantes, como ketchup, mostarda e maionese, devem ser evitados, assim como o doce de leite e o chocolate, que são mais calóricos. Na hora do consumo, os líquidos também devem ser evitados. "O recomendado é nunca consumir líquidos durante as refeições, pois eles aceleram o processo de saciedade. Se possível, tome um suco ou chá, meia hora depois", recomenda.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

As melhores sementes para emagrecer

Dietas milagrosas não existem, mas disso já sabemos. Perder peso requer esforço e principalmente, uma nutrição adequada que não nos sirva apenas para eliminar as gorduras como também para cuidar de nossa saúde. E para isso as fibras são indispensáveis. Sendo assim, hoje queremos falar das melhores sementes para emagrecer. Pequenos tesouros, ricos para saúde e que não devemos perder.

A primeira informação que nos deve ser clara é que a fibra é indispensável para cuidar de nosso organismo, ajuda-o em sua regulagem, e ajudar o trato digestivo a funcionar corretamente, assim conseguiremos eliminar o que excede e não desejamos. Essa é uma das chaves para perder peso de forma saudável.
Você sabia, por exemplo, que manter uma alimentação com alto teor de fibras também pode nos oferecer proteção contra a diabete? Ou que pode nos proteger contra doenças cardíacas? Além disso, as fibras são perfeitas para manter os níveis de colesterol equilibrados. Isso sem esquecer que as sementes são as partes mais ricas em fibra na natureza e que, além disso, nos oferecem energia e bactérias muito úteis para nossa flora intestinal bacteriana.
Não é demais nos lembrarmos que também são deliciosas… afinal, quem não gosta de algumas sementes de girassol ou abóbora? Na hora de perdermos peso temos que saber que as sementes são aliadas mais que perfeitas. Nos ajudam a queimar as gorduras, nos fazem sentir mais saciadas, aceleram nosso metabolismo e são perfeitas para consumir tanto em saladas quanto em vitaminas. Mas, vejamos quais são as melhores sementes para perder peso. Anote:

1. Sementes de chia

Sem dúvidas você já ouviu falar delas. As sementes de chia são muito ricas em fibra, tanto solúvel quanto insolúvel. São perfeitas para acelerar nosso metabolismo e fazer com que percamos peso pouco a pouco, sempre que consumida regularmente.
Além disso, é preciso saber que as sementes de chia são estupendas para qualquer problema circulatório, pois dispõem de um alto teor de ácidos graxos ômega 3 e 6. Esses ácidos graxos reduzem o colesterol ruim e os triglicerídeos, e claro, elevam os níveis de colesterol bom.
E o que devemos fazer para perder peso com chia? Muito fácil, basta comprá-la em lojas de produtos naturais e consumir de duas a três colheres pequenas diariamente, que podem acompanhar saladas, iogurtes, vitaminas… e, inclusive, gelatinas.

2. Sementes de linhaça

Essas também são sementes muito conhecidas. Mas por que são tão famosas? Bem, esses pequenos elementos naturais possuem uma grande quantidade de fibras dietéticas, são, por assim dizer, a fonte vegetal mais rica que se conhece em ácidos graxos ômega 3 e a fonte mais rica de estrogênios fracos, o que as torna superalimentos. Simplesmente ideais.
Segundo especialistas, se consumirmos linhaça conseguiremos uma maior quantidade de fibras do que obteríamos em qualquer outro cereal. Graças a isso evitaremos a prisão de ventre, diminuiremos o colesterol e conseguiremos uma dose maravilhosa de ômega 3, que supera inclusive o que obteríamos consumindo peixe. Então como consumir a linhaça em doses corretas diariamente?
Muito fácil, basta encontrar essas sementes em qualquer loja de produtos naturais e consumi-las da maneira que preferir, em iogurtes, saladas, vitaminas, etc. E o resultado será delicioso.

3. Sementes de mostarda

 

Semente-de-mostarda
Essas sementes são saborosas e podem ser utilizadas como uma deliciosa especiaria para combinar com peixes, carnes, saladas… um complemento mais do que perfeito que oferecerá ômega 3, cálcio, fibras, ferro, magnésio, niacina, fósforo, proteínas, selênio e zinco.
Além disso, são muito digestivas, pois dispõem da saudável propriedade de estimular a produção de sucos gástricos. Encontrar as sementes de mostarda não será nenhum problema, pois são um complemento culinário muito habitual, usado para uma infinidade de pratos. Com ela é possível preparar saladas até deliciosos pratos com salmão, peru ou frango (sempre com carnes magras).

4. Sementes de girassol

Quem não gosta das sementes de girassol? São clássicas, mas nunca devem ser consumidas acompanhadas de sal. Já sabemos que essa combinação é deliciosa, mas o sal não nos ajudará a perder peso, do contrário, causará maior retenção de líquidos e nossos rins não resistirão. Assim, nada de sal misturado com sementes de girassol.
E por que as sementes de girassol são boas para perdermos peso? Porque causam saciedade, aceleram o metabolismo, são muito saudáveis graças ao seu teor de ácidos oleico, linoleico, palmítico, esteárico, aráquico e lectina… todos esses compostos nos ajudam a diminuir o colesterol ruim, aumentando os níveis do colesterol bom. Sem esquecer que são boas aliadas do fígado.
A fibra contida nas sementes de girassol nos ajuda principalmente a reduzir a absorção de colesterol os intestinos e as gorduras que não devem ficar no organismo. Mas, atenção, só podemos consumir um punhado dessas sementes por dia, aproximadamente duas colheres de sopa.
A partir dessa quantidade, o nível calórico seria muito elevado. Por isso é preciso encontrar um equilíbrio para que nos beneficiemos de suas propriedades e consigamos perder peso de forma saudável. Lembre-se, apenas duas colheres de sopa. É possível comê-las como tira-gosto, depois do café da manhã ou no meio da tarde.

Conheça os benefícios da beterraba


A beterraba tem um consumo considerável em nosso país. Normalmente, ela é consumida cozida, e muitas vezes é feita cozida junto com o feijão, mas também é muito consumida ralada em saladas e até mesmo em sopas.
beneficios-da-beterraba.redfoxÉ um alimento riquíssimo em propriedades tanto medicinais quanto nutricionais, sendo capaz de resgatar fontes de energia.
Por esse motivo, é indicada em pessoas que estão se recuperando de qualquer tipo de doença.

Algumas propriedades


A beterraba é fonte de muitos nutrientes. É rica em vitaminas, como a A, C e do complexo B. Apresenta altos índices de fósforo, magnésio, zinco e potássio.
Tem baixo teor de ferro, mas por ter fácil aceitação no organismo, é indicada em problemas de baço e fígado, além de ser ótima em tratamento de anemias.


Curiosidades


Pra quem sofre de problemas gastro-intestinais, como a prisão de ventre, pode encontrar no consumo da beterraba uma possível solução. Tudo isso deve-se porque possui pectina, que nada mais é que um laxante.
Já para quem tem tendências a ter problemas cardíacos, a beterraba é uma boa medida preventiva.
Substâncias como carotenoides e flavonoides  encontradas neste alimento, atuam na prevenção de oxidação das paredes das artérias e no funcionamento do bom colesterol.
A raiz também é proveitosa por ser rica em sais minerais. A maior quantidade dos sais está localizada nas folhas, que você pode consumir sem contra indicações.

Beterraba e seu poder medicinal


Para as mulheres grávidas, a beterraba é sempre indicada. Com alto nível de ácido fólico, é capaz de prevenir a má formação do bebê, além de tornar mais forte o sistema imunológico do mesmo.
Muita gente não sabe, mas este alimento apresenta grande potencialidade no tratamento de determinadas doenças: problemas na vesícula, no fígado, pulmão, próstata, pedras nos rins e até mesmo problemas de origens sexuais.
E os tratamentos não param por aí… É muito indicada em tratamento de artrite, no controle da pressão arterial e fortalece os músculos por ter muito potássio e manganês. É um alimento diurético e com alto poder revitalizante.

Dicas de consumo


Uma ótima opção de consumo, além de saladas é o suco de beterraba. Muito indicado em tratamentos de reumatismo e artrite, pode ser consumido puro, ou misturado com demais alimentos, como limão, laranja e cenoura, por exemplo e ainda atua diretamente no sistema imunológico do nosso corpo.

Como preparar uma vitamina que substitua uma refeição?


Quando nos alimentamos equilibradamente nos sentimos saudáveis, vitais e de bom humor. Para isso temos que incluir os nutrientes imprescindíveis em cada refeição. Sabemos que temos que comer frutas, verduras, cereais, legumes, etc. Porém, é possível prepararmos uma vitamina que nos ofereça tudo o que precisamos em uma refeição?

Neste artigo confirmamos que é possível e que, além disso, pode ser muito benéfico substituir de vez em quando alguma refeição por uma vitamina. Também, daremos receitas para que você experimente estas deliciosas e nutritivas vitaminas que também te ajudarão a conseguir o peso ideal.

Os benefícios das vitaminas

Em geral, quando falamos de vitaminas costumamos pensar em vitaminas doces à base de lácteos (iogurtes, creme, sorvete), os quais são muito calóricos e pouco saudáveis. Mas, uma vitamina simplesmente significa que decidimos tomar uma série de alimentos triturados em um liquidificador, e, neste artigo, nos surpreenderemos com os ingredientes que podemos utilizar. A seguir te explicamos quais são os benefícios de tomar estas vitaminas com frequência:
São de fácil digestão, especialmente benéficos para as pessoas que comem muito rápido e sem mastigar.
  • Nos ajudam a controlar o nosso peso e ataques de apetite, já que são saciantes.
  • Previne e melhora a prisão de ventre, graças ao seu conteúdo de fibra.
  • São também remédio de beleza, graças ao seu conteúdo de vitaminas e minerais.
  • Permite que evitemos pular as refeições, já que podemos levá-los e ir tomando quando estamos fora de casa.
  • Não contêm lactose e algumas também não contêm glúten.
  • Toda família pode tomar.
  • São ideias para antes de realizar esforços físicos ou mentais.
  • São fáceis de preparar e se pode tomar em qualquer época do ano.

O que deve ter uma comida equilibrada?

Para saciar o nosso apetite, não ter fome pouco depois de comer e proporcionar ao nosso organismo as quantidades necessárias de nutrientes, em cada refeição deveríamos comer os seguintes tipos de alimentos:
    abacate
  • Vegetais: frutas cruas e secas, verduras.
  • Proteínas, neste caso de origem vegetal: frutos secos, cereais, abacate.
  • Féculas ou cereais: bebidas de cereais, banana.
  • Gorduras saudáveis: óleos de primeira pressão no frio, frutas secas, abacate.
    A seguir ofereceremos diferentes alternativas para se combinar em uma vitamina.

    Quais ingredientes usaremos?

    Preferencialmente escolheremos alimentos ecológicos e de temporada, para garantir seu máximo benefício. Além disso, nos permitirá mudar os sabores e descobrir os que mais gostamos.
    Necessitaremos dos seguintes ingredientes:
  • Frutas: maçã, pera, morango, mamão, abacaxi, banana, abacate, etc.
  • Vegetais de folha verde: espinafre, rúcula, folhas de beterraba, alface.
  • Sementes oleaginosas: nozes, avelãs, amêndoas, pinhão.
  • Frutas secas: ameixas, uva passas, damasco seco, tâmara.
  • Óleo vegetal de primeira pressão a frio: oliva, amêndoa, gergelim, girassol, linhaça, gérmen de trigo.
  • Bebida vegetal (aveia, arroz,espelta, amêndoa), suco natural de fruta ou água.
  • Adoçante opcional: mel, xarope de agave, açúcar mascavo.
  • Complementos alimentícios: levedura de cerveja, polén, gérmen de trigo, spirulina, erva de trigo.

    Exemplos de vitaminas completas

    Para facilitar o preparo das vitaminas compartilhamos algumas receitas deliciosas e nutricionalmente completas:
  • Vitamina verde: abacate, espinafre, banana madura, bebida de arroz.
  • Vitamina vermelha: morango, beterraba cozida, uva passa, nozes de macadâmia, óleo de girassol e suco de cranberry.
  • Vitamina laranja: mamão, folhas de beterraba, pinhões, damasco seco, óleo de amêndoa, bebida de aveia e gérmen de trigo.
  • Vitamina amarela: abacaxi, avelã, tâmara, óleo de gergelim, suco de maça e pólen.
As proporções dependerão de quantas pessoas e vezes será consumida a vitamina. Se for apenas para uma pessoa, bastará usar pequenas medidas, como meio abacate, meio mamão etc.; uma a duas folhas das verduras citadas e um punhado dos frutos secos.

Como tomar as vitaminas?

Apesar da sua textura líquida, as vitaminas contém muitos ingredientes, alguns deles crus e ricos em fibra, portanto é conveniente tomá-los lentamente, saboreando e quase mastigando, para facilitar a sua digestão e assimilação e que sejam o mais saciantes possíveis.
Pela manhã podemos tomar as receitas mais doces, que contenham frutas maduras e adoçantes naturais, pois nos proporcionam energia e bom humor. Pela noite, ao contrário, recomendamos frutas mais neutras como maçã ou pera, e mais conteúdos em vegetais, os quais oferecem benefícios relaxantes que induzem ao descanso e, além disso, facilitam a perda de peso.

domingo, 11 de janeiro de 2015


Trem da vida

Como passageiros no trem da vida, tantas coisas marcam a nossa existência, comovem o nosso ser, elevam nossa alegria e nos fazem pessoas melhores. Mas nada marca tanto a nossa vida como os amigos sinceros, verdadeiros, com os quais podemos contar em todos os momentos, nos bons e nos maus. Eles estão prontos a nos socorrer, a nos auxiliar, a dar uma palavra de consolo, de conforto, de encorajamento, sobretudo na hora da dor. Nas horas alegres e festivas da vida, é muito prazeroso estar com os amigos e desfrutar das suas agradáveis companhias. Com eles, nós vivemos mais e nos sentimos mais felizes e realizados.

Depressão - como identificar

1

Saúde mental

8 sinais de que você pode estar com depressão

Doença, que atinge cerca de 10% dos brasileiros, é caracterizada por conjunto de sintomas que vão desde tristeza duradoura até problemas para dormir

Vivian Carrer Elias
A depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é mais prevalente entre mulheres. No Brasil, cerca de uma em cada dez pessoas sofre com o problema. Embora seja uma doença comum, a moléstia carrega estigmas que dificultam seu diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento adequado.
O primeiro deles está no fato de a depressão ser um transtorno mental. "Percebemos que o preconceito com as doenças mentais faz com que muitos pacientes, principalmente os homens, demorem a aceitar que têm o problema e a procurar um médico, atrasando o tratamento", diz Rodrigo Martins Leite, psiquiatra e coordenador dos ambulatórios do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Limite — Além do preconceito com os transtornos mentais, a dificuldade de interpretar os sintomas faz com que uma pessoa demore a procurar ajuda. Os sinais podem ser confundidos com sentimentos naturais do ser humano, como tristeza, indiferença e desânimo. Esses sentimentos passam a configurar um quadro de depressão clínica quando a variação do humor começa a afetar negativamente vários aspectos da vida do paciente — da produtividade no trabalho e nos estudos às relações com outros indivíduos, passando pela qualidade do sono e a disposição física para realizar as atividades do dia a dia.
"Muitas vezes é difícil diferenciar a tristeza comum da depressão. O humor das pessoas nunca é constante, sempre vai existir uma variação. Uma situação negativa pode desencadear tristeza, luto. Isso é diferente da depressão clínica, que é uma síndrome que vem acompanhada por outros sintomas", explica Mara Fonseca Maranhão, psiquiatra da Unifesp e do Hospital Albert Einstein.

Definição — Os critérios atuais para diagnóstico da depressão — estipulados por entidades médicas como a OMS e a Associação Americana de Psiquiatria — determinam que, para ser detectada com a doença, uma pessoa deve apresentar ao menos cinco sintomas do transtorno. Entre eles, um deve ser obrigatoriamente o humor deprimido (tristeza, desânimo e pensamentos negativos) ou a perda de interesse por coisas que antes eram prazerosas ao paciente. Os outros sintomas podem incluir alterações no sono, no apetite ou no peso, cansaço e falta de concentração, por exemplo.
Segundo o psiquiatra Rodrigo Leite, os critérios dizem que esse conjunto de sintomas deve ser apresentado pelo paciente na maior parte do dia, todos os dias e durante pelo menos duas semanas para que seja considerado como sinais de depressão. Por isso, estar atento a sintomas como esses — e a duração deles — é importante para que uma pessoa procure um médico e saiba se precisa ser submetida a um tratamento.
Doença do corpo — As causas exatas que levam à depressão ainda não são completamente conhecidas. "Sabe-se que situações como problemas financeiros ou conjugais, desemprego e perda de um ente querido alteram estruturas cerebrais que são sensíveis a hormônios relacionados ao stress, especialmente ao cortisol. Com isso, há um desequilíbrio no cérebro que desencadeia os sintomas depressivos", explica Leite.

Apesar disso, a depressão não é uma doença apenas do cérebro – e levar esse fato em consideração é essencial para o sucesso do tratamento. "As pessoas precisam saber que, diferentemente do que se pensava antes, a depressão não afeta apenas o cérebro, e o tratamento não depende exclusivamente de antidepressivos. Hoje, sabemos que essa é uma doença de todo o organismo", diz Rodrigo Leite.
De acordo com o psiquiatra, cada vez mais a ciência mostra que a doença está relacionada a problemas como baixa imunidade, alterações dos batimentos cardíacos e acúmulo de placas de gordura no sangue. Ou seja, a depressão é também um fator de risco a doenças como as cardíacas, incluindo infarto e aterosclerose. "Ainda não está claro de que forma a depressão leva a essas condições, mas sabemos que a relação existe", diz Leite.
Por esse motivo, o tratamento da depressão não deve incluir apenas antidepressivos. "Pessoas com depressão também precisam evitar hábitos como sedentarismo, tabagismo e má alimentação, que predispõem mais ainda uma pessoa a doenças cardiovasculares. Os pacientes devem saber que mudar esses hábitos é tão importante no tratamento quando os medicamentos."
Os psiquiatras alertam que as pessoas, assim que notarem que apresentam sintomas depressivos — e que eles são duradouros —, devem consultar um médico. "O tratamento contra a depressão com antidepressivos, psicoterapia e mudanças de estilo de vida é eficaz, principalmente se for iniciado precocemente", diz Mara Maranhão.

 O principal sintoma da depressão é o humor deprimido, que pode envolver sentimentos como tristeza, indiferença e desânimo. Todos esses sentimentos são naturais do ser humano e nem sempre são sinônimo de depressão, mas, se somados a outros sintomas da doença e persistirem na maior parte do dia por ao menos duas semanas, podem configurar um quadro de depressão clínica. “O humor deprimido faz com que a pessoa passe a enxergar o mundo e a si mesma de forma negativa e infeliz. Mesmo se acontece algo de bom em sua vida, ela vai dar mais atenção ao aspecto ruim do evento. Com isso, o paciente tende a se sentir incapaz e sua autoestima diminui”, diz o psiquiatra Rodrigo Leite, do Instituto de Psiquiatria da USP.


Suco da Imunidade

Suco que desintoxica, fortalece a imunidade e previne doenças


Este suco é um dos melhores para fortalecer o corpo e nos deixar longe de todo tipo de doença.

Ele tem uma combinação de ingredientes simplesmente perfeita: maçã, limão, inhame e beterraba.

Todos eles riquíssimos em nutrientes e em propriedades medicinais.

O limão limpa o sangue, alcaliniza o corpo, regula o metabolismo.

A maçã tem um ditado que define muito bem o poder dela: "Coma uma maçã por dia e fique longe das doenças".

A beterraba é outro vegetal com a capacidade de melhorar o nosso sangue.

E, para fechar, o inhame, que fortalece as defesas e faz uma limpeza profunda em todo o organismo.

Então, é por isso que este suco desintoxica, fortalece a imunidade e previne doenças.

Se for possível, use neste suco apenas ingredientes orgânicos.

Se não for, escove e lave-os bem e retire a casca.

Consuma 1 copo deste suco todos os dias e verá como o seu corpo ficará forte e você raramente adoecerá.

Vamos à receita:

INGREDIENTES

1 maçã (com casca se for orgânica)

1 limão (com casca se for orgânico)

1 inhame pequeno sem casca

1 beterraba sem a casca 

200 mL de água!

MODO DE PREPARO

Corte os ingredientes e coloque-os dentro do copo do liquidificador.

Bata muito bem todos os ingredientes.

Beba na hora e sem coar!

Consuma 1 copo diariamente e, de preferência. em jejum.

Os benefícios do Gengibre