Total de visualizações de página

sábado, 29 de dezembro de 2012

4 passos que estimulam a solidariedade entre as crianças

A solidariedade precisa ser trabalhada nas crianças todo dia, em casa e também na escola. Só assim elas aprenderão o quanto é importante ajudar o próximo

Publicado em 17/02/2012
Reportagem: Ana Lúcia Neiva e Ana Carolina Carvalho - Edição: MdeMulher

Ser solidário é benéfico ao coração e ao sistema imunológico
Foto: Getty Images

"A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz", já dizia sabiamente o escritor Machado de Assis no conto Almas Agradecidas, na Série Bom Livro (Ed. Ática). Estudos mostram que após a pessoa promover uma atitude solidária, o cérebro libera a substância endorfina, provocando sensação de felicidade.
Exercício diário
Segundo a educadora Luciene Tognetta, o conceito de solidariedade nas escolas deve ser construído por meio do convívio social, dia após dia, pois é no cotidiano que as crianças desenvolvem as virtudes. "Por exemplo, quando há conflito entre dois alunos, o professor deve promover o diálogo entre eles: ao se expressarem e dizerem o que os incomoda eles aprendem a olhar o outro com generosidade", explica Luciene.
Mas a família também tem papel fundamental na construção desse caráter. "É preciso que a criança sinta a união de pais e irmãos e os vejam praticando a solidariedade entre eles mesmos", comenta o psicoterapeuta e educador Leo Fraiman. Fisiologicamente, fazer o bem é muito saudável: estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA), com cerca de 2700 pessoas, apontou que ser solidário e praticar algum trabalho voluntário é benéfico ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida. Está aí um bom motivo para desenvolvermos a solidariedade desde a infância.
Para que o seu filho se torne um cidadão do bem - daqueles que auxiliam alguém a atravessar a rua, doam, emprestam... -, ele precisa ser motivado desde a infância. Veja como incentivá-lo:
1. Ensine a compartilhar
As crianças estão discutindo por um brinquedo? Simplesmente tire-o delas e diga que você só o devolverá quando elas entenderem que devem brincar juntas ou aprender a emprestar. "Para não ter dor de cabeça, muitos pais preferem resolver o problema comprando um brinquedo igual para cada filho, reforçando o individualismo e gerando o egoísmo. O distanciamento das pessoas faz com que elas nunca enxerguem as necessidades do outro", diz o psiquiatra Içami Tiba .
2. Encoraje as iniciativas solidárias
Caso a escola esteja promovendo alguma ação solidária, estimule seu filho a participar. Melhor: pai e mãe devem se informar sobre o projeto e verificar como podem colaborar efetivamente. "Contribuir apenas com dinheiro é algo muito cômodo, preguiçoso. É importante que os pais expliquem para as crianças o significado de vestir a camisa, se engajar", avisa Fátima Balthazar, arte-educadora e assessora pedagógica especialista em valores humanos. Acima de tudo, mostre que devemos fazer o bem incondicionalmente, sem esperar nada em troca.
3. Não trabalhe pela criança
A sua não colaboração pode acontecer numa situação simples, como não ajudá-lo a arrumar a bagunça dos brinquedos. É importante que o pequeno entenda que cooperar com a mãe e o pai para manter a casa em ordem é ser solidário. Ensine que cada um deve dar o melhor de si para o outro e que quando a gente se ajuda todo mundo sai ganhando.
4. Evite comparações
Se você tem um filho solidário e o outro não, respeite o jeito de agir de cada um e trabalhe para mudar o cenário. Observe com atenção o cotidiano da criança menos solidária e, ao perceber qualquer atitude generosa dela, elogie e a faça entender que aquilo é solidariedade. Mostre o quanto a outra parte ficou feliz e o bem-estar que ela própria acabou sentindo. Incentive-a a agir mais assim.

Links Patrocinados

Dicas de como lidar com o ciúme entre irmãos

O relacionamento com um irmão é uma fonte de conflitos. Mas a competição pode ser atenuada quando os pais valorizam os sentimentos de tolerância e respeito

Publicado em 09/03/2012
Edição: MdeMulher


Uma das tarefas mais difíceis na educação dos filhos é lidar com o ciúme entre irmãos. Fazemos o possível para demonstrar o amor que temos igualmente por todos, mas a competição entre eles parece insuperável.As pessoas dizem que "irmão é assim mesmo". Mas pode ser diferente. Como ensiná-los a ouvir um ao outro, a respeitar as diferenças e a encontrar formas de resolver em harmonia as dificuldades naturais? Confira:
Admita os sentimentos negativos que um irmão tem pelo outro
O ciúme é inevitável. Mas tentamos reprimi-lo com comentários do tipo "Não fale assim, ela é sua irmã e você tem que gostar dela" ou "Vocês precisam ser amigos". Proibir a manifestação do ciúme não é boa solução, pois o sentimento pode reaparecer como problema físico ou emocional. Ajude seus filhos a entender o que estão vivendo, especificando seus sentimentos. A criança precisa expressar queixas, reclamações e desejos sobre os irmãos sem que isso coloque em risco o amor dos pais por ela.
Ajude seu filho a expressar os sentimentos hostis
Controle os comportamentos violentos. Mostre-lhe como descarregar os sentimentos de raiva com palavras, desenhos ou alternativas que não sejam a força física. Sugira que ele procure encontrar outras formas de convencimento: "Use as palavras e não a força. Diga ao seu irmão que você não quer que ele brinque com seus blocos", ou ainda "Que tal escrever um aviso dizendo para ele não mexer no seu armário?"
Evite fazer comparações favoráveis ou desfavoráveis
Elas aumentam a rivalidade. Em vez de dizer "Por que você não guarda sua roupa, como seu irmão?", descreva o comportamento desejado: "Estou vendo um casaco no chão, que precisa ser guardado".
Lembre-se: cada criança merece tratamento próprio
Atenda às necessidades de cada um de seus filhos, sem tentar fazer tudo igual para todos. Pergunte "Você quer algumas uvas ou um cacho inteiro?" em lugar de "Aqui estão dez uvas, a mesma quantidade que dei à sua irmã". Ou "Sua irmã precisa de ajuda na lição. Assim que terminar eu ajudo você" e não "Eu fiquei 20 minutos com sua irmã e agora vou ficar o mesmo tempo com você".
 

Como lidar com o ciúmes entre irmãos

Frase comum de ouvirmos no consultório: “Dr. Meu filho mais velho era tranqüilo até o nascimento de seu irmãozinho... Desde o nascimento, briga por tudo, é desobediente, mal educado. Já tentei de tudo: dar presentes, passear com ele, chamá-lo para me ajudar com o mais novo, mas nada funcionou!!!! O que posso fazer?”
Aqui seguem alguns conselhos para todos. Logicamente, cada caso é diferente do outro, mas tente seguir estas dicas, pois poderá funcionar com você.

Maneire nos castigos:

Não coloque de castigo todas as vezes que ele aprontar algo. Isto pode piorar os ciúmes dele. Esta é um ferramenta que ele tem para chamar a sua atenção. Tenha paciência e tente colocar-se no lugar dele. Não é fácil para ele, que até então era filho único e dono do pedaço, ter que dividir tudo, principalmente a atenção dos pais. Converse bastante com ele. Se isto mão resolver, dá próxima vez você o coloca de castigo, mas sempre explicando o porquê.

Reserve alguns momentos só com o mais velho

Lembre que muitas vezes é isso que ele pode querer,  mãe e/ou o pai somente para ele. Deixe o mais novo por algum tempo com uma avó, por exemplo, e sente para brincar, para contar uma estória, para dar um banho. Nada precisa ser muito demorado, mas é fundamental que vocês fiquem a sós e não sejam interrompidos pelo irmão mais novo

Dê responsabilidade

Faça com que seu filho mais velho sinta-se importante no processo de cuidar do caçula. Dê responsabilidades para ele, sem nunca exagerar. Use frases do tipo: “Mamãe/Papai vai à cozinha. Você fica de olho no seu irmão que está no berço? Se ele chorar ou quiser alguma coisa você me avisa? Afinal, você é o mais velho...”. E não se esqueça de quando ele te chamar sempre mostrar a importância dele no processo – “Muito obrigado, o que seria da Mamãe/Papai sem a sua ajuda?”.

Enxergue como algo natural

É natural que exista a competição com o mais novo para chamar a atenção. Nós adultos, fazemos a mesma coisa, em determinadas situações. Fale que ama os dois com a mesma intensidade e freqüência, e sempre frise que eles são os melhores amigos.

Converse muito

Explique para o mais velho que a rotina da casa mudou, que foi assim quando ele (mais velho) nasceu . Fale que isto é uma fase passageira e que logo o caçula irá crescer e todos irão brincar juntos.
É muito importante que os pais estendam o que está se passando na cabecinha do filho(a) mais velho. Sempre o chame para ajudar nos cuidados. Deixe que ele participe de todos os processos. Ele pode pegar a fralda na hora da troca, deve participar do banho. Coloque-o em todos os processos, para que ele não se sinta excluído e sinta-se importante e valorizado.
Mostre o quanto ele pode ser autônomo nos cuidados com seu irmãozinho. Ele se sentirá valorizado por ser o irmão mais velho e não sofrerá com ciúmes.
Não é interessante dar presentes em momentos de crise, pois seu filho continuará desobediente e poderá entender ainda que, para toda crise, irá receber algo em troca.
Saber lidar com a frustração e o sofrimento é uma lição para a vida toda.

Clínica Infantil Reibscheid



Dieta do Chá Vermelho, Branco e Verde


A dieta do chá está fazendo grande sucesso no Brasil e mundo, porém não basta somente tomar chá sem a preocupação de fazer atividades físicas e uma boa alimentação.

Os chás vermelho, branco e verde são extraídos da Camellia sinensis, mas se diferenciam no processo final de preparo. Chá vermelho: as folhas são submetidas a uma fermentação especial, por isso ganham uma cor de terra avermelhada. Chá verde: todas as folhas da planta são aproveitadas e secas, logo após a colheita, para não fermentarem.

há branco: feito apenas dos brotos e folhas jovens da planta. Contra-indicação? A única restrição é para quem sofre com a insônia, devido à alta quantidade de cafeína presente no chá vermelho. O melhor é não bebê-Io à noite. Ao longo do dia, pode ser consumido até 1 litro de chá vermelho. Ele pode ser encontrado ao natural, em sachês e em pó, na versão instantâneo e preparado com água fria ou quente. Preço médio: versão instantâneo custa R$ 24,00 em embalagem de 200g. Embalagem com 20 sachês: R$ 14,00. Encontre o chá vermelho em supermercados e drogarias.

Extraido da mesma planta que os chás verde e branco, o chá vermelho tem sabor mais suave e os o mesmos benefícios. Acelera o metabolismo, ajuda a queimar a gordura corporal, neutraliza os radicais livres, retardando o processo de envelhecimento celular, e reduz as taxas do colesterol ruim. Quer aproveitar a novidade? Siga o cardápio preparado por Gisele de Carvalho D611, e faça sua dieta balanceada, assim como a dieta do DNA gerente de produto da linha de alimentos Bioslim.

 

Chá Vermelho.
O Chá verde previne o câncer, doenças do coração  e pedras  no rim, além de ajudar no tratamento da obesidade. Tente tomá-lo sem adoçar. Se não conseguir se acostumar com o sabor amargo coloque uma colher pequena de mel. Consumo diário recomendado: 4 a 6 xícaras sem açucar.
A Maçã revitaliza e da luz aos cabelos, reduz o riscos de doenças vasulares, afasta a gripe e previne doenças nos olhos. Cosumo diário recomendado: 1 porção com casca.

 

Benefícios do Chá no Tratamento de Pele

Os chás tem propriedades que podem melhorar o funcionamento de seu organismo de modo geral, como a circulação sanguínea.

Algumas propriedades dos chás agem de forma favorável na pele: melhoram a circulação sanguínea, têm efeitos antirradicais livres e antienvelhecimento e promovem o clareamento de manchas. O chá pode ser usado em tratamento para clarear manchas, hidratar intensamente a pele e rejuvenescimento. O tratamento com chá é composto por sessões com três procedimentos que devem ser realizados duas vezes por semana. Primeiro é a massagem e esfoliação com esferas de chá preto e óleo essencial de cidreira. Ele tem como efeitos, a eliminação das células mortas e melhora da circulação facia!.
Na sua casa você poderá alguns chás para ajudar na redução de olheiras, máscara tensora, esfoliante clareador e calmante para pele. Confira algumas receitas:

Benefícios do Chá no Tratamento de Pele
A Máscara plástica com chá de camomila e hortelã tem como efeitos o clareamento de manchas, além de eliminar os radicais livres. A máscara de chá hidrata e refresca a pele. Hidratação do rosto com produto para massagem com base de chá verde, chá branco e chá de camomila. Este procedimento clareia as manchas, realiza uma hidratação prolongada, acalma e suaviza a sua pele, além de previnir contra os danos causados pelo frio.

 

A melhor forma de consumir o alho